Saúde do Estado ganha reforço em plantões de enfermagem para janeiro e fevereiro

A rede pública de saúde da capital ganhará mais reforços. Em parceria com o Governo do Amazonas, a Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) cedeu mil plantões de enfermagem, além dos já contratados com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), para os três principais hospitais e prontos-socorros de Manaus, que serão realizados entre os meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com o termo, que será firmado entre a SES-AM e a Segeam, a associação irá arcar com plantões extras daqueles enfermeiros emergencistas que fazem parte do seu quadro operacional e já prestam serviço nas unidades do Estado e aceitarem realizar os plantões a mais. Os profissionais já começam a atuar, a partir desta terça-feira (05/01), nos hospitais Platão Araújo, João Lúcio e 28 de Agosto. Ao todo, serão 500 plantões no mês de janeiro e outros 500 em fevereiro, custeados pela Segeam.

“Por que isso é importante para o Estado principalmente nesse momento? Porque a grande dificuldade para a gente ampliar a nossa estrutura é a falta de recursos humanos. Então, aqui o meu reconhecimento, o meu agradecimento à Segeam, que está disponibilizando esses plantões através dos seus profissionais”, exaltou o governador Wilson Lima.

A cessão dos plantões foi firmada, nesta terça-feira, em audiência com o Ministério Público do Estado, em que a Segeam se comprometeu a arcar com obrigações trabalhistas e encargos sociais. Além do pagamento do plantão de 12 horas, será pago, ainda, adicional de insalubridade, mais especialização e adicional noturno, com acréscimo de 60% se o plantão ocorrer em dias úteis ou 100% em domingos e feriados.

De acordo com a gerente de gestão de pessoas da Segeam, Francivânia Vieira, a associação vem unindo forças ao Governo do Estado por entender a complexidade do momento. Para ela, as medidas adotadas com o novo decreto são necessárias, mas que, apesar disso, é necessário que a população também faça sua parte em respeito aos profissionais de saúde e à vida.

“Nós estamos vivendo um momento muito delicado e gostaríamos de pedir à população que se doasse nesse momento, porque os nossos profissionais de saúde, os nossos guerreiros estão se doando ao máximo, deixando um pouco a família, um pouco suas coisas e estão na linha de frente. Então, a eles, a nossa gratidão”, salientou. 

Segeam – Fundada em 2012, a Segeam é uma Organização de Saúde (OS) do Estado do Amazonas e trabalha no fornecimento de mão de obra de enfermeiros especialistas em urgência e emergência à rede do Estado, bem como de enfermeiros especialistas em obstetrícia às maternidades de Manaus.

Leave a reply