Governo do Amazonas entrega respiradores e
equipamentos para leitos de UCI em Boca do Acre

O Governo do Amazonas entregou, nesta quarta-feira (27/05), dois respiradores e um desfibrilador para o Hospital Regional Ana Maria Geny de Lima, em Boca do Acre, na região do Purus. Os equipamentos vão permitir a montagem de dois leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), que estão sendo instalados ainda nesta quarta-feira. A ação faz parte do plano de apoio aos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia, foram enviados 57 respiradores aos municípios.

Em abril, o Governo do Estado já havia enviado dez bombas de infusão e dois monitores multiparamétricos para a montagem dos leitos em Boca do Acre. A entrega dos respiradores, no hospital, foi acompanhada pelo prefeito Zeca Torres. 

De acordo com o secretário executivo de Atenção Especializada ao Interior, da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Espírito Santo, com o avanço da pandemia nos municípios, o Governo do Amazonas pretende aumentar a oferta de leitos de média complexidade com respiradores. 

“Com isso, busca-se garantir atendimento a pacientes que precisam de um suporte melhor na sala de estabilização e na UCI até a recuperação ou, se necessária, até a remoção para um leito de UTI na capital”, disse.

Aumento de leitos de UCI – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o interior do Amazonas teve um aumento de 97% de leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), subindo de 49 para 97, todos com respiradores. Os respiradores entregues foram adquiridos pela Susam e também enviados pelo Ministério da Saúde (MS).

Foram enviados 15 respiradores para Tabatinga, 8 para São Gabriel da Cachoeira, 6 para Itacoatiara, 6 para Manacapuru, 6 para Tefé, 2 para Rio Preto da Eva e 2 para Boca do Acre. Os municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Iranduba, Santo Antônio do Içá, Autazes, São Paulo de Olivença, Careiro Castanho, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Itapiranga, Carauari e Silves receberam um cada.

Segundo o secretário, os respiradores entregues em Boca do Acre são de aquisição do Governo do Estado e servem tanto para o leito quanto para o transporte do paciente na ambulância. Além do equipamento, a Susam está levando um técnico para calibrar e capacitar a equipe que irá utilizar os equipamentos.

Boca do Acre já havia recebido mais de 81 mil unidades de EPIs e 1,4 mil testes rápidos, além de insumos e medicamentos para auxiliar no enfrentamento à Covid-19.

O município também recebeu reforço de recursos estaduais e federais, sendo parte deles das transferências habituais e também exclusivos para o enfrentamento ao novo coronavírus.  Até maio, foram transferidos R$ 1,14 milhão, dos quais R$ 412,3 mil do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).

Insumos – O interior do Amazonas já recebeu 74,5 mil testes rápidos para Covid-19 adquiridos pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Saúde (MS). Também foram enviados 3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pela Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA).

Oxigênio – A Susam vem mantendo o abastecimento regular de oxigênio para atender a demanda dos municípios do interior que aumentou onde há maior incidência de pacientes com Covid-19.  A Secretaria, sempre que há demanda de urgência, realiza parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) e Casa Militar para o transporte dos cilindros de oxigênio para os municípios.

O Governo do Amazonas realizou recentemente a aquisição de 400 cilindros de oxigênio para o interior. Em alguns municípios, foram instalados tanques de oxigênio.

Contratação – A Secretaria está em processo de finalização de contratação de médicos e enfermeiros com experiência em Terapia Intensiva para os municípios polos, são eles: Manacapuru, Itacoatiara, Eirunepé, Parintins, Lábrea, Humaitá, Tefé, Tabatinga e Boca do Acre.

 

Fotos: Geizyara Brandão/Susam