Entidades socioassistenciais recebem alimentos produzidos por agricultores locais

Toda quarta-feira, representantes de entidades socioassistenciais vão até a Central de Abastecimento da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), localizada em Iranduba, para receber os alimentos comprados e doados pelo Governo do Estado. Somente hoje (10/06), foram disponibilizados 50.465 quilos de produtos regionais, oriundos da produção de 91 agricultores em 12 municípios.

 

Aguardando pela doação de frutas e verduras, Marcus Venicius, pastor auxiliar de uma igreja evangélica e representante do Projeto Missionário R4, que atende pessoas carentes nos bairros Novo Israel e Colônia Santo Antônio, na zona norte de Manaus, foi um dos representantes de entidades presentes na central, nesta quarta-feira (10). Ele afirma que os alimentos adquiridos irão beneficiar ao menos 40 famílias.

 

“Devido a essa situação de pandemia, muitas famílias tiveram parentes que foram demitidos e encontram-se desempregados, sem ter como manter as compras do mês. E nós, da igreja, que também atuamos como uma voz comunitária, ajudamos essas pessoas necessitadas, confortando com os alimentos e levando a Palavra de Deus com o evangelismo”, disse o pastor auxiliar.

 

Responsável pela assistência social ao lado de Marcus Venicius, Maysa Costa, que é missionária na mesma igreja, afirma que a receptividade das pessoas ao receberem os mantimentos é excepcional e que “nada disto poderia estar acontecendo se não fosse o apoio do Governo (do Estado), atuando nesta linha de cunho social ao doar alimentos para estas pessoas”.

 

Outras 100 famílias serão beneficiadas pela Associação Amor em Ação, localizada no bairro Nova Vitória. Leonardo Vieira, que estava representando a entidade na distribuição dos alimentos na Central de Abastecimento da ADS, conta que esta era a primeira vez que a instituição estava buscando os mantimentos, motivo, segundo ele, de muito anseio das pessoas que serão beneficiadas.

 

“Muitas delas estão em uma situação precária e estes alimentos acabam não só passando a fome, como também sendo um sinônimo de força neste momento tão difícil. Só temos que agradecer pelo apoio do Governo”, disse Leonardo.

 

Os alimentos foram entregues para 79 entidades nesta quarta-feira (10), sendo 50 pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), 18 pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e 11 pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Nesta semana, a ADS completa sua 12ª entrega, chegando no quantitativo de 1.083 toneladas de alimentos comprados pelo Governo do Estado durante a pandemia.

 

Entre os produtos adquiridos, nesta semana, estão abóbora, banana-pacovã, banana, batata-doce, cheiro-verde, couve, feijão-de-metro, filé de pirarucu, farinha amarela, pimenta-de-cheiro, limão, mamão, macaxeira, maxixe, polpa de frutas, pimentão, farinha de tapioca, entre outros.  Do total, 10.465 quilos são da produção de feirantes da ADS na Região Metropolitana e 40 toneladas são dos credenciados no Edital n° 003/2019.

 

Fotos: Ruth Jucá/ADS